- Área: 63000 m²
- Ano: 2003
-
Fotografias:José Manuel Cutillas
-
Fabricantes: Parklex Prodema
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa no que foi a Ciudadela, uma zona de transição entre o centro histórico e as extensões urbanas da cidade de Pamplona. O local da intervenção se manteve vazio desde a demolição de um antigo quartel, por isso, na memória coletiva, estava associado à imagem de um grande espaço aberto.
A proposta gira em torno de uma ideia fundamental, que é a renúncia do projeto como um objeto autônomo, propondo em seu lugar um conjunto com clara vocação urbana. Para isso, o edifício conforma m volume em "L", envolvendo uma grande praça que se abre ao bairro, gerando um diálogo com a Ciudadela. Compreende-se que a praça e o edifício compõem um único espaço, de modo que a superfície exterior apresenta o mesmo pavimento do térreo do edifício, prolongando os espaços de exposição do centro de congressos.
As salas são volumes autônomos configurados segundo cânones da funcionalidade e com dimensões estabelecidas pelas necessidades de seus usos. Os espaços que cercam estas caixas são áreas de circulação que as relacionam.
Uma das laterias do "L" recebe a sala principal, que ultrapassa a altura da cobertura. No ângulo formado pelos dois lados do "L" se localiza a segunda sala, com um capacidade para menor público. Entre ambas se localiza o acesso e circulação central, um grande espaço que alcança a altura do edifício, generosamente iluminado por claraboias centrais. A lateral paralela à Avenida do Ejército se converte em sala de exposições, tanto em planta baixa como no subsolo, onde estão expostas as ruínas do Baluarte de San Antón que dá nome ao conjunto. As salas destinadas aos seminários se localizam no pavimento superior.